quarta-feira, 31 de março de 2010

O caso Maria

João era casado com Maria e se amavam.
Depois de certo tempo, João começou a chegar casa vez mais tarde em casa. Maria sentiu-se abandonada e procurou Paulo, que morava do outro lado da ponte. Acabaram amantes, e Maria voltava para casa sempre antes de o marido chegar.
Um dia, quando voltava, encontro um bandido atacando as pessoas que passavam pela ponte. Ela correu de volta para a casa de Paulo e pediu proteção. Ele respondeu que não tinha nada aver com isso e que o problema era dela. Ela então procurou um amigo. Este fo com ela até a ponte, mas acovardou-se diante do bandido e não teve coragem de enfrentá-lo. Eles resolveram procurar um barqueiro mais para baixo do rio. Este aceito lev-a-la por uma quantia enorme de dinheiro, mas nenhum dos dois tinha dinheiro. Insistiram e imploraram, mas o barqueiro foi irredutível.
Aí voltaram para a ponte, e Maria foi em direção a sua casa. O bandido matou Maria.
Quem é o culpado pela morte de Maria ?
-> A dinâmica proposta em sala de aula, serviu para nos abrir os olhos e fazermos pensar duas vezes antes de julgar alguém, as vezes nosso '' preconceito'' nos faz cegar para a verdadeira verdade.

8 comentários:

  1. Adorei a conclusão. Um dos perigos do preconceito é exatemente este: nos tornar cego para o que muitas vezes, faz parte de nós mesmos e temos dificuldade em aceitar, além disso, penso que a dinâmica nos mostra que não há uma única verdade, e esta, vai depender do ponto de vista que tivermos, concorda?
    Beeijooo
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas deixam de analisar o crime, para analisar as atitudes no texto ñ diz que Maria traiu ele, ela foi vitima joão poderia está trabalhando até tarde pra melhorar a vida deles, o maior culpado foi o bandido !!! achop que ngm traiu ngm

      Excluir
  2. Eu fiz essa dinamica, na minha opinião a tabulação de culpado fika assim. DE 1 a
    6 -- 1 Para principal culpado i 6 Para menos culpado


    1º mais culpado : Bandido ( pois c ele foc uma pessoa boa independente do que a maria fizec ou deixac de fazer ele nao mataria ninguem )

    2º mais culpado : Maria ( Deveria ter tido um diálogo com seu esposo pra saber qual real motivo fazia ele xegar tarde em ksa

    3º mais culpado : Paulo ( ele sabia ki ela era casada, i nao tava nem aee pra ela em ajudar ela )

    4º mais culpado : Barqueiro ( porque ele poderia ter ajudado porque por debaixo da ponte era seguro só ki ele negou ajuda, keria dinheiro ou nada feito )

    5º mais culpado : Amigo ( ele pelo menos tentou ajudar só que sentiu algo que é normal das pessoas sentirem..ele sentiu medo )

    6º mais culpado : Joao ( ele pdoeria ter avisado o motivo pelo qual ele tava xegando tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Maria é a menos culpada pq foi a vitima!!

      Excluir
  3. somente o assassino é o culpado!!!!! gente, por mais que a maria seja uma safada de trair o marido, matar é crime, portanto apenas o assassino tem culpa num assassinato! esse é o objetivo da atividade, fazer com que os alunos enxerguem que o culpado é quem comete o crime e não quem está na hora errada, no local errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no texto ñ diz que a maria traiu ele, ele poderia ser o pai dela.

      Excluir
  4. Olá pessoal.

    Participei de uma dinamica de grupo a uns dias atraz e aplicaram esse caso.
    O interessante é que dos 7 participantes 5 declararam que a Maria era a principal culpada e dois (incluindo eu) disseram que o bandido era o principal culpado. Ora o bandido tirou a vida, é claro que a Maria sofreu a consequencia de tomar a decisão errada.
    Na minha opinião ficaria:
    Bandido, Maria, Paulo, Barqueiro, João e Amigo.

    Não passei nessa dinamica de grupo, e achei meio errada a decisão da maioria

    ResponderExcluir
  5. A principal culpada é MARIA!
    A partir do momento em que ela esta CIENTE de que há um assassino e vai em direção à ele, ela esta "se matando".
    A intenção do bandido não era tirar a vida EXCLUSIVAMENTE de Maria, mas sim qualquer pessoa que estivesse por ali.
    Ela foi até ele por que quis, ou seja PROCUROU A MORTE!
    Não estou dizendo que matar alguém seja certo, mas também não é nada inteligente saber que há um assassino e ir em sua direção.
    Querendo ou não, ela se matou!

    João, não tem culpa alguma, se ele estava ou não a traindo, não justifica o fato de ela o trair!
    Paulo, também não tem obrigação de ajudá-la, ele é apenas um AMANTE!
    O certo seria ela pedir ajuda ao MARIDO!
    O barqueiro, não fez mais que a obrigação, é o trabalho dele, ninguém sai por ai abrindo as portas para qualquer um e deslocando as pessoas de graça!

    Maria é sim, a única culpada pela sua morte.

    ResponderExcluir