quarta-feira, 31 de março de 2010

O caso Maria

João era casado com Maria e se amavam.
Depois de certo tempo, João começou a chegar casa vez mais tarde em casa. Maria sentiu-se abandonada e procurou Paulo, que morava do outro lado da ponte. Acabaram amantes, e Maria voltava para casa sempre antes de o marido chegar.
Um dia, quando voltava, encontro um bandido atacando as pessoas que passavam pela ponte. Ela correu de volta para a casa de Paulo e pediu proteção. Ele respondeu que não tinha nada aver com isso e que o problema era dela. Ela então procurou um amigo. Este fo com ela até a ponte, mas acovardou-se diante do bandido e não teve coragem de enfrentá-lo. Eles resolveram procurar um barqueiro mais para baixo do rio. Este aceito lev-a-la por uma quantia enorme de dinheiro, mas nenhum dos dois tinha dinheiro. Insistiram e imploraram, mas o barqueiro foi irredutível.
Aí voltaram para a ponte, e Maria foi em direção a sua casa. O bandido matou Maria.
Quem é o culpado pela morte de Maria ?
-> A dinâmica proposta em sala de aula, serviu para nos abrir os olhos e fazermos pensar duas vezes antes de julgar alguém, as vezes nosso '' preconceito'' nos faz cegar para a verdadeira verdade.

19 comentários:

  1. Adorei a conclusão. Um dos perigos do preconceito é exatemente este: nos tornar cego para o que muitas vezes, faz parte de nós mesmos e temos dificuldade em aceitar, além disso, penso que a dinâmica nos mostra que não há uma única verdade, e esta, vai depender do ponto de vista que tivermos, concorda?
    Beeijooo
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas deixam de analisar o crime, para analisar as atitudes no texto ñ diz que Maria traiu ele, ela foi vitima joão poderia está trabalhando até tarde pra melhorar a vida deles, o maior culpado foi o bandido !!! achop que ngm traiu ngm

      Excluir
  2. Eu fiz essa dinamica, na minha opinião a tabulação de culpado fika assim. DE 1 a
    6 -- 1 Para principal culpado i 6 Para menos culpado


    1º mais culpado : Bandido ( pois c ele foc uma pessoa boa independente do que a maria fizec ou deixac de fazer ele nao mataria ninguem )

    2º mais culpado : Maria ( Deveria ter tido um diálogo com seu esposo pra saber qual real motivo fazia ele xegar tarde em ksa

    3º mais culpado : Paulo ( ele sabia ki ela era casada, i nao tava nem aee pra ela em ajudar ela )

    4º mais culpado : Barqueiro ( porque ele poderia ter ajudado porque por debaixo da ponte era seguro só ki ele negou ajuda, keria dinheiro ou nada feito )

    5º mais culpado : Amigo ( ele pelo menos tentou ajudar só que sentiu algo que é normal das pessoas sentirem..ele sentiu medo )

    6º mais culpado : Joao ( ele pdoeria ter avisado o motivo pelo qual ele tava xegando tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Maria é a menos culpada pq foi a vitima!!

      Excluir
    2. Na verdade culpado mesmo é quem cometeu o crime. Um segundo merece atenção é Paulo, o amante, ele comete um outro crime que é o de omissão de socorro. Mas o texto não nos apresenta muitas opções de julgamento que não nos leve a mostrar nossos piores preconceitos...

      Excluir
  3. somente o assassino é o culpado!!!!! gente, por mais que a maria seja uma safada de trair o marido, matar é crime, portanto apenas o assassino tem culpa num assassinato! esse é o objetivo da atividade, fazer com que os alunos enxerguem que o culpado é quem comete o crime e não quem está na hora errada, no local errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no texto ñ diz que a maria traiu ele, ele poderia ser o pai dela.

      Excluir
    2. Não seja burro no texto diz que ficaram amantes

      Excluir
    3. Na minha opinião, a principal culpada é Maria, pois se ela tivesse procurado um outro meio para voltar para casa, o bandido não teria matado ela. Assim, a maior culpada é ela por ter se arriscado.

      Excluir
    4. O maior culpado foi a maria, que traiu o marido sem pensar, o menos culpado o marido que estava trabalhando, e eu classificaria o assassino como menos culpado tb, pois estava fazendo o seu serviço, já o amigo seria o segundo ou terceiro mais culpado, pois foi até lá e arregou, o amante só queria chamar ela no ovo, ficaria em terceiro ou quarto, o barqueiro tb não tem culpa, pois ninguém coloca um barco na água de graça, afinal, a gasolina tá R$7 hj (e tende a subir mais)

      Classificação de culpa
      1-Maria
      2-Amigo
      3-Paulo
      4-Barqueiro, Assassino
      100- Marido

      Excluir
  4. Olá pessoal.

    Participei de uma dinamica de grupo a uns dias atraz e aplicaram esse caso.
    O interessante é que dos 7 participantes 5 declararam que a Maria era a principal culpada e dois (incluindo eu) disseram que o bandido era o principal culpado. Ora o bandido tirou a vida, é claro que a Maria sofreu a consequencia de tomar a decisão errada.
    Na minha opinião ficaria:
    Bandido, Maria, Paulo, Barqueiro, João e Amigo.

    Não passei nessa dinamica de grupo, e achei meio errada a decisão da maioria

    ResponderExcluir
  5. A principal culpada é MARIA!
    A partir do momento em que ela esta CIENTE de que há um assassino e vai em direção à ele, ela esta "se matando".
    A intenção do bandido não era tirar a vida EXCLUSIVAMENTE de Maria, mas sim qualquer pessoa que estivesse por ali.
    Ela foi até ele por que quis, ou seja PROCUROU A MORTE!
    Não estou dizendo que matar alguém seja certo, mas também não é nada inteligente saber que há um assassino e ir em sua direção.
    Querendo ou não, ela se matou!

    João, não tem culpa alguma, se ele estava ou não a traindo, não justifica o fato de ela o trair!
    Paulo, também não tem obrigação de ajudá-la, ele é apenas um AMANTE!
    O certo seria ela pedir ajuda ao MARIDO!
    O barqueiro, não fez mais que a obrigação, é o trabalho dele, ninguém sai por ai abrindo as portas para qualquer um e deslocando as pessoas de graça!

    Maria é sim, a única culpada pela sua morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apavorada com sua resposta. É óbvio que o unico culpado pela morte de Maria é quem matou maria. maria é culpada pela traição, pelo adultério, pela conduta errada, mas ninguém, absolutamente ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém!

      Excluir
    2. Concordo contigo, na história temos 3 trabalhadores, o Marido que estava trabalhando, pensando no futuro da família, o Barqueiro que tb precisava do dinheiro pra levar o pão para casa e o assassino, que estava trabalhando, fazendo o que sabia fazer.

      A mais culpada é a maria, q não sossegou o facho e teve q ir se esfregar em outro homem. O segundo mais culpado foi o amigo que ficou parecendo uma bixinha e fugiu sem ajudar a amiga, o amante só fez o papel dele, chamar a maria no ovo.

      Excluir
  6. O bandido porque tirou a vida, o João que dez ncadrou toda essa situação, o Paulo que foi um amante fileira, o amigo que era amigo da onça podia ter levado Maria pra casa dele ate a poeira passar, o barqueiro que só pensou no dinheiro ou sei lá pensou q podia dali, e por ultimo grau dr culpa a Maria q foi vitima de toda essa situaçæo.cuidado com os julgamentos trair não culpa ninguém e não mata culpa a Maria por isso não dá, alem de morrer ainda inocenta o bandido , as mentes estão doentes das pessoas ao inocentar o bandido, o barqueiro capitalista o amigo que não socorre, o Paulo amante que deixou ela na mão amante fileira, o marido que por uma questão cultural de machismo começa a chega em casa tarde e inventa trabalho ta traindo ou fileira , a Maria foi vitima de toda essa situação...




    ResponderExcluir
  7. Eu acho que pessoas más existem desde que o mundo é mundo, o bandido sempre será o bandido, está na índole dele ser ruim, nós temos que nos desviar do mal. Se há uma craterá no meio da rua e eu sei disso, tenho a opção de não passar por ela, ainda assim eu arrisco e Caio no buraco. A culpa é do buraco que apareceu no asfalto ou minha que fui direto ao encontro dele?
    Maria poderia procurar mais alternativas, pegar dinheiro emprestado para pagar o barqueiro, ou esperar que o assassino saísse dali, quando encontrasse seu esposo poderia sinceramente falar o motivo de não está em casa quando ele chegou. Mas sabendo do mal, poderia se desviar dele,Pra
    mim Maria é a culpada pela sua morte. No mundo em que vivemos, te os que saber lhe dá com todo tipo de pessoas, inclusive com o homem mal, se desviando dele.

    ResponderExcluir
  8. O pior é o barqueiro, ele era o único capaz de livrar Maria da morte e não fez. Não fez pois queria do "jeitinho brasileiro" levar vantagem. Percebam que as pessoas corruptas são a razão da desigdesigualdade social. Os corruptos geram os bandidos, causam mortes, indiretamente são os mais malditos. O "cidadão de bem" que está sempre levando vantagem em cima dos seus semelhantes esse é o que faz a sociedade ser a desgraceira que é. Países desenvolvidos o nível de corrupção é menor o desenvolvimento é maior e a criminalidade é reduzida, pois os setores funcionam, pq as pessoas pensam uma nas outras com empatia.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha fez este teste hoje no curso. Somente ela bateu pé de que só haveria um culpado, O BANDIDO!! Matar eh crime! Maria errou por ter traído? O amigo errou por sentir medo? O barqueiro por ser ambicioso? O Paulo por trair o amigo e não proteger Maria? Na opinião dela, isso não eh crime e não cabe a ela julgar os erros ou não erros de outras pessoas. Se erraram as consequências são de responsabilidade deles. Tirar a vida de outra pessoa não tem retorno.

    ResponderExcluir
  10. C certeza o bandido. Ninguém tem o direito de subjulgar as pessoas e suas ações. Agora tirar a vida de outra pessoa é crime. Participei dessa dinâmica nessa semana,e somente eu do meu grupo bati o pé falando que era o bandido. Os demais falaram que era a Maria. E ainda tentei explicar várias vezes.

    ResponderExcluir