segunda-feira, 29 de março de 2010

Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador

Saúde do trabalhador é uma área de Saúde Pública que prevê estudo, a prevenção, a assistência e a vigilância aos gravos á Saúde, relacionadas ao trabalho. Faz parte do Direito Universal a Saúde. A execução de suas ações é de competência do Sistema Único de Saúde.

Equipamentos de proteção individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possivel tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a actividade.

Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidente e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

2 comentários: