quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arte e Tecnologia

Os aprendizes da turma 34 do Senac-Penha visitam à Arte Hi-Tech.


No dia 26 de abril de 2010 (segunda-feira), fomos à exposição Arte Hi Tech, no metrô. As obras encontram-se expostas nas estações Corinthians-Itaquera, República, Brás, Tiradentes, Paraíso e Sé.

Principiamos pela obra chamada Chuva de Letras na estação Corinthians-Itaquera. Em uma tela, os expectadores podem interagir com a obra e formar palavras e frases a partir da chuva de letras. Em seguida, nos dirigimos para a estação Brás, onde estava exposta a obra Descendo Escada de Regina Silveira, nesta simulamos uma descida virtual por uma escada projetada em um telão.

A obra que se encontra na estação Sé do metrô estava com problemas e não podemos vê-la. Na República, com o movimento das mãos, produzimos notas musicais na OPERA – Sonic dimension, de Daniela Kutschat e Rejane Cantoni. No Paraíso, encontramos as flores dente de leão, que voavam conforme fossem soprados microfones. A Cachoeira de Algarismos de Raquel Kogan está na estação Tiradentes, nesta obra, apertando os números em um balcão, era possível alterar a velocidade de movimento da cachoeira de números projetada em uma tela.


A mais legal foi a Ópera Musical, porque ela chama mais à atenção ao emitir sons através dos movimentos das mãos, a estrutura é formada por cordas que são semelhantes às de uma harpa - com sons agudos, graves e médios que provocam uma boa sensação. Além de tudo, pode-se ter um momento de compositor.


A obra Cachoeira de Algarismo não foi tão interessante quanto às outras, chama mais à atenção pelo visual, já que não se interage tanto esta como com as demais. As outras obras tinham uma visão mais real e interessante.


Essa visita encerrou a Estação Tecnologia, com o docente Manoel. Seu objetivo foi mostrar um conceito contemporâneo de arte interativa, fazendo o uso de tecnologia cibernética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário